Delícias de Copenhagen

Um dos meus temas favoritos na vida sem dúvida é comida.  E quando viajo então, fico enlouquecida com as novidades que vou encontrando.  Adoro entrar nos supermercados e passear sem pressa pelas gôndolas, procurando algo diferente para provar, e com isso, estou sempre respondendo à pergunta do meu marido: “Você sabe o que é isso?”.  E a resposta muitas vezes é: “Não sei, mas tenho que descobrir!”  Por sorte não entro em muitas roubadas e acabo sempre experimentando algo surpreendente.

No quesito comida Copenhagen foi uma grata surpresa, pude provar delícias que eu nunca havia ouvido falar e agora e já estou em busca das receitas para reproduzir em casa.  Aliás, a Dinamarca é reconhecida por sua gastronomia, vide o restaurante Noma que foi premiado 3 vezes como o melhor restaurante do mundo.  Enfim, este vai ficar para uma próxima visita à cidade.

Meu lugar favorito e que encontrei totalmente por acaso, foi o mercado Torvehallerne: duas construções de vidro bem próximas à estação Nørreport onde pode ser encontrada  uma série de produtos gourmet locais e importados, e muita (muita!!!) comida boa.

 

Foi lá que experimentei algumas delícias locais como o sanduíche aberto em pão de centeio, o Smørrebrød.  Há uma infinidade de sabores: salmão defumado, bolo de carne de porco, sardinha frita…mas todos com condimentos e molhos que resultam em uma combinação deliciosa de sabores.

sanduiches-cph
Vitrine do Hallernes Smorrebrod

O pão usado no sanduiche é o Rugbrød, feito com farinha de centeio e sementes, bem denso e úmido, delicioso mesmo com uma simples camada de manteiga (que comi todos os dias no café da manhã).  A receita tradicional do pão leva 5 dias para ficar pronta, pois inclui a preparação do fermento natural, composto apenas de farinha de centeio, farinha de trigo e água.  Veja aqui a receita do Rugbrød.

 

cafe-com-pao

Neste mesmo mercado encontrei algo que tinha curiosidade de provar há muito tempo: cogumelhos Trompette de Mort  e Chanterelle.  Aproveitando a oportunidade de estar hospedada numa casa “de verdade”, não resisti e comprei um punhado que preparei para o almoço, simplesmente refogados na manteiga com alho e tomilho, que colhi da sacada do apartamento em que estávamos hospedados  Preparei minha versão de Smørrebrød, uma delícia.

 

Ainda no Torvehallerne, provei alguns doces dinamarqueses deliciosos, e entendi então a dica que havia recebido antes de viajar: “Em Copenhagen coma cachorro quente e doces, qualquer doce que encontrar”.

bola-chocolate
Troffelkungle: massa densa de chocolate com coberturas diversas
traestammer
Traestammer: Deliciosa capinha de marzipan recheada com chocolate

 

Outro local que gostei bastante é o Copenhagen Street Food.  O local é um barracão com diversos quiosques com comidas do mundo todo: tailandesa, chinesa, italiana e por aí vai.  Jantamos por lá numa noite gostosa e fresca e o destaque vai para a sobremesa: um doughnut crème broulè , recheado de creme de confeiteiro e com açúcar caramelizado no maçarico por fora – crocante, macio, delicioso!

Em resumo, uma surpresa de babar a cada esquina!  Me deu fome só de escrever, rsrsrs.

https://destinosfotosesabores.wordpress.com

 

Publicado por Michelle Melo

Sou uma Engenheira Química que alimenta desde criança o sonho de conhecer o mundo. O sonho vem se tornando realidade a cada destino visitado, cada lembrança registrada em fotografias, meu mais novo hobby, e a cada sabor novo descoberto. Com este blog quero compartilhar minhas experiências e inspirar outras pessoas a desbravar o mundo. I'm a Brazilian Chemical Engineer who has dreamed about traveling the world since the childhood. The dream has becoming true with every new destination visited, each picture taken and all new flavors discovered. This blog is to share my amaizing experiences and inspire the readers to discover the world!

2 comentários em “Delícias de Copenhagen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: