Follow my blog with Bloglovin
Siga o blog com Bloglovin
Imagine uma combinação de brownie com petit gateau: é isso que essa sobremesa é!
Antes de mais nada quero dizer que esse nome não fui eu que dei mas tenho que concordar que esse é o melhor brownie que já comi e que já fiz.
Minha primeira constatação foi durante um almoço no restaurante Jamie’s Italian em São Paulo. A casa do famoso chef inglês é tudo de bom: bonita, atendimento atencioso e despretensioso e para fechar, a comida é DE-LI-CI-O-SA!
Mas de tudo que eu e minhas amigas provamos, o Epic Chocolate Brownie se destacou: esse bolo morno é servido com sorvete de caramelo e pipocas carameladas, mas os acompanhamentos são meros coadjuvantes.
Mal cheguei em casa e comecei a buscar loucamente uma receita. Não encontrei massss, fiz uma adaptação que deu muito, muito certo.
Veja aqui o vídeo e babe!!!
Se você não mora em São Paulo, Campinas ou em qualquer outra cidade do mundo em que Jamie Oliver tenha restaurante, não será por isso que você deixará de provar essa maravilha.
Mão na massa!
Ingredientes
- 200g de chocolate meio amargo (ou combinação de 100g de chocolate ao leite com 100g de meio amargo para um brownie mais doce)
- 250g de manteiga sem sal
- 80g de cacau em pó
- 65g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 360g de açúcar refinado
- 4 ovos
Modo de preparo
- Derreta os chocolates com a manteiga em banho-maria ou no micro ondas
- Peneire todos os ingredientes secos e junte à mistura de chocolate e manteiga
- Bata as claras em neve com 2/3 do açúcar até um ponto de merengue com picos moles
- Bata o restante do açúcar com as gemas até que a mistura fique fofa e esbranquiçada
- Misture as claras e gemas batidas ao restante dos ingredientes misturando delicadamente para não perder o ar incorporado
Unte uma forma de 20 cm x 30 cm com manteiga e forre com papel manteiga. Unte o papel com manteiga também – Manteiga é vida, kkkk.
Asse em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos. O segredo desse brownie, além das claras e gemas batidas, é não assar completamente como um bolo comum. O que queremos é uma casquinha formada por cima mas com o interior ainda cremoso. Ao espetar com um palito ele não deve sair completamente limpo.
Espere esfriar completamente antes de desenformar e cortar. Sirva morno, aquecendo cada pedaço por 5 a 7 segundos no microondas. Sirva com seu sorvete preferido.
ENJOY! 🙂
*Receita adaptada de jamieoliver.com