Follow my blog with Bloglovin
Siga o blog com Bloglovin

Sou louca por esse pão amanteigado francês!  Com recheio doce, salgado, com cobertura…  Esse pão cheio de camadas que se desmancha na boca é realmente delicioso.

Mas infelizmente próximo a onde moro é MUITO difícil encontrar algum local para comprar então comecei a buscar receitas para fazer em casa.  Muitas tentativas, algumas muitíssimo trabalhosas e outras em que o resultado não me agradou, até que encontrei essa: muito – MUITO – mais simples e o resultado é SENSACIONAL!  É claro que tem os tempos de descanso da massa, mas é só esperar…

E então, se anima a por a mão na massa?

croissant

Ingredientes:

120ml de leite morno

250g de farinha de trigo

1/2 colher de chá de sal

150g de manteiga gelada

50g de açúcar

2 colheres de chá de fermento biológico seco

1 gema de ovo batida com uma colher de sopa de leite para pincelar antes de assar

 

Modo de Preparo

Num processador de alimentos, pulse a manteiga gelada em cubos + farinha + sal + 25g (2 colheres de sopa) do açúcar até formar uma farofa grossa (devem ainda permanecer pedacinhos de manteiga do tamanho de uma ervilha).

Coloque esta mistura no congelador por 30 minutos pelo menos.

manteita

No momento do preparo de massa, adicione o restante do açúcar, o fermento e o leite morno e deixe descansar por 10 minutos, até que o fermento reaja e forme uma espuma.

Junte o líquido aos ingredientes secos e misture até que comece a dar liga.  A massa é seca mesmo então, não fique tentado a adicionar mais líquido, apenas vá pressionando a massa com as duas mãos até que esteja unida.

img_2597

Com a ajuda de um rolo, abra a massa em um retângulo de aproximadamente 35 x 25 cm.

Dobre a massa no sentido do comprimento e depois no sentido transversas à primeira dobra, ajustando com a mão até formar um retângulo.  Abra e dobre novamente até fazer a terceira dobra.

dobra-massa

Quando dobrar pela terceira vez, guarde a massa embalada em plástico filme na geladeira por pelo menos 1 hora, ou da noite para o dia.

Quando não aguentar mais de vontade de comer, abra a massa novamente num retângulo de 35 x 25 cm e corte retângulos.

triangulo

Enrole os retângulos começando pela base até formar o croissant.  Pressione a pontinha e deixe ela voltada para baixo.  Cubra com pano de prato de prato limpo e deixe crescer por 1 hora a 1 hora e meia.

Aqueça o forno a 200º e enquanto isso, pincele os croissants com a gema batida.

Asse por 10 a 15 minutos ou até que estejam dourados. ENJOY!!!