Irã, um país que me desperta curiosidade e que atualmente está entre os 10 primeiros na minha lista de desejos.
Quando descobri o Amigo do Rei, único local que serve refeições típicas iranianas em São Paulo, fiquei louca para experimentar. Meu primeiro pensamento é que os pratos teriam alguma semelhança com a comida árabe porém, estava muito enganada e os sabores foram surpreendentes.
Assim é a experiência persa “surpresa”: você faz contato por telefone para agendar, faz o pagamento via transferência bancária e só então recebe o endereço do local – a casa da chef Nasrin, iraniana que vive no Brasil há muitos anos. Ela comanda a cozinha enquanto seu marido Claudio nos faz companhia, bate um papo e vai explicando cada prato servido.
A cada prato que Nasrin nos traz (menu degustação com 7 pratos), ela também senta à mesa e nos faz companhia contanto um pouco dos ingredientes, fala sobre o Irã e sobre a sua história vivendo no Brasil. A experiência é realmente interessante, além da comida deliciosa, é inusitado fazer uma refeição na casa de uma pessoa que você acaba de conhecer e nascida em um país do qual normalmente conhecemos muito pouco.
Confesso que fiquei tentada a bisbilhotar na cozinha mas me contive – quem sabe numa próxima visita eu tome coragem e peço permissão para espiar?

